WhatsApp

21 97559-1731

Niterói, Maricá, Saquarema e Itaboraí entram em estado de alerta para risco de surto de dengue, zika e chikungunya - GNews o Portal de Notícias de São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Maricá e Região

Saúde

13/06/2018 às 10h56 - Atualizada em 13/06/2018 às 11h10

Niterói, Maricá, Saquarema e Itaboraí entram em estado de alerta para risco de surto de dengue, zika e chikungunya

Gabriela Novaes
São Gonçalo - RJ

Cidades em estado de alerta (Foto: Divulgação)

Os municípios de Niterói, Maricá, Saquarema e Itaboraí estão em estado de alerta pelo alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor de dengue, zika e chikungunya. Devido a isso, esses locais têm altas chances de enfrentar surtos dessas doenças, o que torna necessário intensificar as ações de combate.

Em 2018, segundo a Secretaria de Saúde, foram confirmados, em Maricá, 689 casos de chikungunya, nos cinco primeiros meses, e 287 de dengue. Os dados são do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde, na última quinta-feira (7). Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou dois mil municípios em alerta, com o índice de infestação predial (IIP) entre 1% a 3,9%. Outros 1,7 mil tiveram índices satisfatórios, inferiores a 1%. No total, 21 capitais realizaram o Levantamento Rápido de Índices por Aedes aegypti (LIRAa), duas capitais fizeram por armadilha e quatro não enviaram informações.

Questionada sobre as ações de prevenção, a Prefeitura enviou uma nota afirmando que "para reduzir esses casos, a secretaria realiza ações de identificação e tratamento dos focos, além da circulação de carros fumacê em rotas estabelecidas, conforme as notificações de casos". É importante destacar que as unidades de saúde do município fazem o devido acolhimento dos pacientes, preconizado pelo Ministério da Saúde.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 215 VEZES

Comentários

Veja também

GNews o  Portal de Notícias de São Gonçalo, Itaboraí, Niterói, Maricá e Região
Editoriais
© Copyright 2018 Todos os direitos reservados
 
SejaHost Streaming e Hospedagem